sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A DOR DA SAUDADES

Muito se fala sobre saudades. È muito frequente a expressão: Estou morrendo de saudades....
Mas o que é sentir saudades?
Sem mais nem menos se instalam lembranças de momentos,de pessoas,de fatos que já vivemos e,justamente,por nos ser gratificante deixam saudades. Nessa hora dá um aperto no coração,uma dor fininha que parece nos sufocar porque dá para sentir subindo pela garganta. O olhar perde um pouco o brilho e lágrimas brotam,rolando silenciosamente pelas faces. Não é um choro convulsivo,é lento,suave....
A dor da saudades é a dor da ausência do que nos fez bem, nos fez felizes.Terminou ou não está presente no momento.São lembranças afetuosas e por isso mesmo atinge o emocional.
Nesses momentos é necessário tomar muito cuidado para não entrar em um terreno perigoso que é a depressão. Todos temos revezes na vida,mas a maneira como lidar com eles é que determina a possibilidade de uma recuperação mais rápida para seguir em frente.
A capacidade de manter o autocontrole,de suportar o turbilhão emocional que o acaso nos impõe nos protege de futuros problemas Emoções que nos assolam de forma intensa e que permanecem por muito tempo,minam nossa estabilidade.
Podemos e devemos eventualmente sentir a dor da saudade,mas não podemos esquecer de nos proporcionar momentos de bem estar, para equilibrar o embate das emoções...

Um comentário:

  1. Legal as tuas reflexões. Fico feliz que uma pessoa como você esteja acompanhando meus humildes textos. Obrigado pelo teu comentário no meu blog. Meus textos são simples, este é o objetivo, mas uma coisa que você disse me deixou muito feliz... que meu texto iniciou uma reflexão e este é o maior prêmio. Dar respostas definitivas não é o papel da filosofia, mas provocar questionamentos, esta sim é a sua função.

    Obrigado e continue com tuas reflexões neste blog, estou gostando muito de lê-lo.

    Guilherme

    ResponderExcluir

Seguidores