sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A DOR DA SAUDADES

Muito se fala sobre saudades. È muito frequente a expressão: Estou morrendo de saudades....
Mas o que é sentir saudades?
Sem mais nem menos se instalam lembranças de momentos,de pessoas,de fatos que já vivemos e,justamente,por nos ser gratificante deixam saudades. Nessa hora dá um aperto no coração,uma dor fininha que parece nos sufocar porque dá para sentir subindo pela garganta. O olhar perde um pouco o brilho e lágrimas brotam,rolando silenciosamente pelas faces. Não é um choro convulsivo,é lento,suave....
A dor da saudades é a dor da ausência do que nos fez bem, nos fez felizes.Terminou ou não está presente no momento.São lembranças afetuosas e por isso mesmo atinge o emocional.
Nesses momentos é necessário tomar muito cuidado para não entrar em um terreno perigoso que é a depressão. Todos temos revezes na vida,mas a maneira como lidar com eles é que determina a possibilidade de uma recuperação mais rápida para seguir em frente.
A capacidade de manter o autocontrole,de suportar o turbilhão emocional que o acaso nos impõe nos protege de futuros problemas Emoções que nos assolam de forma intensa e que permanecem por muito tempo,minam nossa estabilidade.
Podemos e devemos eventualmente sentir a dor da saudade,mas não podemos esquecer de nos proporcionar momentos de bem estar, para equilibrar o embate das emoções...

A DOR DA SAUDADE

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

TELHADO DE VIDRO

COM CERTEZA SOMOS UMA ALDEIA GLOBAL,ONDE O QUE SE COMENTA DO OUTRO LADO DO GLOBO,REPERCUTE AQUI.PRINCIPALMENTE SE A PESSOA QUE O FAZ TEM UMA IMAGEM PÚBLICA E GRANDE CREDIBILIDADE FRENTE A COMUNIDADE.
PALAVRAS DITAS ,OU ESCRITAS,TERMINAM POR AFETAR DE ALGUMA MANEIRA,PESSOAS OU GRUPOS.
OUTRO DIA,VI UMA REPORTAGEM SOBRE BENTO XVI.ELE DIZIA QUE CONSIDERAVA O HOMOSSEXUALISMO ANTI-NATURAL D'US CRIOU O HOMEM E A MULHER PARA SE COMPLETAREM.A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA ESTARIA AMEAÇADA SE TODOS SEGUISSEM O HOMOSSEXUALISMO, PORTANTO,PRECISA SER REVISTO E TRATADO ESSA MANEIRA DE SER.
ENTÃO PERGUNTO CÁ COM MEUS BOTÕES: E SE TODOS RESOLVESSEM SEGUIR A VOCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ?? A ESPÉCIE NÃO ESTARIA AMEAÇADA TAMBÉM????
É NATURAL O CELIBATARISMO A QUE SE SUBMETE? É NATURAL A CONVIVÊNCIA EM CONFRARIAS,ONDE PREDOMINA UM DOS SEXOS?
UM DOS GRANDES DOGMAS DO CATOLICISMO É JUSTAMENTE:
CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS.
PORQUE É QUESTIONADO UM GRUPO MINORITÁRIO,SE NÃO OCORRE O CUMPRIMENTO DESSE DOGMA, POR OUTRO GRUPO???
NO DICIONÁRIO CONSTA CASTIDADE COMO VIRTUDE DE PUREZA,ABSTINÊNCIA SEXUAL. ABSTER-SE É PRIVAR-SE VOLUNTÀRIAMENTE....
COMO VAI HAVER A PROCRIAÇÃO NESSA SITUAÇÃO????
ESSAS INCOERÊNCIAS DO QUE É DITO E DO QUE É FEITO É QUE NOS MOSTRAM O QUANTO TEMOS QUE NOS DESENVOLVER,AINDA,COMO SER HUMANO.O QUANTO ESTÁ LONGE A CONVIVÊNCIA,A TOLERÂNCIA MAIS PACIFICA COM O QUE NOS É DIFERENTE,COM OPÇÕES QUE DIFEREM DO NOSSO MODEO DE SER.......

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SOMBRAS EM NOSSO OLHAR

Outro dia li vários depoimentos de mulheres que se apaixonam por homens casados.
Não cabe aqui julgamento moral ou religioso mas o que pude concluir das experiências relatadas, foi a alta expectativa que elas tem em definir melhor a relação que vem se arrastando há anos.A maioria permanece com a esperança de uma vida em comum. Todos envolvem um amor desmedido,e nem sempre correspondido,com a mesma intensidade.
Amar uma pessoa casada é necessário muito equilibrio emocional.Não deve haver a expectativa,a fantasia que o casamento será desmanchado e construido outro.
O que mantém o relacionamento é justamente a atração sexual gratificante que está desgastada no casamento atual. A amante é o complemento e não pode esquecer disso.
Me impressionou o número de mulheres que iniciaram com 18,20 anos esse tipo de relação. Estão em idade de construir ainda uma família e com mais de 90% de certeza não vão conseguir nessa situação;
Exige muita maturidade,despreendimento e altruismo.É saber que ama e é amada sem cobranças,sem dependências. Sempre vai existir Sombras em nosso olhar....
Se a mulher estiver disposta a ir em frente............

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ESPERANÇAS RENOVADAS

OS FESTEJOS DE FIM DE ANO SE APROXIMAM E MAIS UMA VEZ ESPERANÇAS SE RENOVAM, DESEJANDO QUE O PRÓXIMO ANO SEJA MELHOR.
QUANTOS DE NÓS TIVERAM QUE DEIXAR ENTES QUERIDOS PELO CAMINHO, QUANTOS TIVERAM CASAMENTOS DESFEITOS, QUANTOS PASSARAM POR MOMENTOS TENSOS,SOFRIDOS...
EM COMPENSAÇÃO,OUTROS TIVERAM ALEGRIAS,SURPRESAS,A CHANCE DE UM NOVO COMEÇO...
SEM DÚVIDA,TODOS NÓS DESEJAMOS PRESERVAR O QUE NOS OCORREU DE BOM NESTE ANO QUE FINDA E CONTINUAR MANTENDO A ESPERANÇA DE UM NOVO ANO COM MAIS PAZ,MAIS TOLERÂNCIA.
NO TRANSCORRER DO ANO COMEMORAMOS ANIVERSÁRIOS,CASAMENTOS,FORMATURAS,NASCIMENTOS...
. O FIM DO ANO NOS LEMBRA QUE SOMOS UMA FAMILIA ÚNICA,IMENSA,COM OS MAIS DIFERENTES MEIOS E MODOS DE AGIR;VIVENDO NA MESMA CASA,A TERRA.
É HORA DE NOS REUNIRMOS E TODOS JUNTOS NOS DARMOS UMA TRÉGUA NAS BRIGAS FREQUENTES OCORRENDO ENTRE IRMÃOS. VAMOS NOS DAR AS MÃOS E SAUDAR O NOVO ANO QUE VAI CHEGAR COM A ESPERANÇA RENOVADA DE MUITA PAZ EM NOSSA CASA.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

QUESTIONAMENTOS

HOJE NÃO TENHO MUITA COISA PRÁ FALAR.
TEM DIAS QUE A GENTE ACORDA ASSIM...MEIO VAZIA,COMO SE ESTIVESSE NO MEIO DE UM NEVOEIRO. O COTIDIANO SE ENCARREGA DE MECANIZAR OS MOVIMENTOS,AS DECISÕES. PARECE QUE FICA FALTANDO ALGUMA COISA....ACHO QUE É A EMOÇÃO,É O FAZER AS COISAS COM MAIS VONTADE,MAIS ATENÇÃO..
É RUIM ISSO PORQUE CADA DIA É UM PRESENTE MUITO VALIOSO E NÃO PODE SER VIVIDO ARRASTADO.NÃO É BOM A SENSAÇÃO QUE FOI UM DIA PERDIDO....
UMA VEZ LI UM ARTIGO SOBRE A SENSAÇÃO DO NADA QUE ACOMETE A TODOS NÓS DE VEZ ENQUANDO.
EM UMA LINHA ESPIRITUAL É A SENSAÇÃO REMOTA QUE ACOMETE A ALMA DE QUE JÁ ESTIVEMOS EM OUTRO PLANO MAIS LIVRE,MAIS ELEVADO. POR ESTARMOS AGORA EM UM PLANO TERRENO,EVENTUALMENTE,OCORRE A SAUDADE.
EM CONTRAPARTIDA TEM UMA OUTRA EXPLICAÇÃO MAIS CIENTÍFICA QUE DIZ QUE NESSES MOMENTOS,OCORRE UM DESEQUILIBRIO NEUROTRANSMISSOR,FALTANDO ENZIMAS EM ALGUMAS CÉLULAS.....ENFIM TODA UMA EXPLICAÇÃO TÉCNICA....
O IMPORTANTE É SABER QUE VAI PASSAR
AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA.....

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

POESIA NA MÚSICA 02

A NOSSA MÚSICA MPB É TÃO IMPREGNADA DE EMOÇÃO,DE SENTIMENTOS E RETRATAM AS MAIS DIFERENTES SITUAÇÕES QUE UMA PESSOA PASSA.
É SÓ PRESTAR MUITA ATENÇÃO NA LETRA. TODOS OS RITMOS NOS MOSTRAM A BELEZA DE UM MOMENTO...É SÓ SABER GARIMPAR NESSA AMPLITÃO.
LEIAM A LETRA DESSA MÚSICA,CANTADA POR ZECA PAGODINHO:

CADE MEU AMOR

CADE MEU AMOR TÃO BONITO
DO INÍCIO DA PAIXÃO
CADE MINHA FELICIDADE
SAUDADE NÃO ABRE MÃO
ERREI QUANDO ME APAIXONEI
QUANDO ME ENTREGUEI
TODO MEU CORAÇÃO
CANTEI,TRISTEZA SE ACABOU
QUANDO VOCE CHEGOU
MAS FOI SÓ ILUSÃO
ERREI...
CADE MEU AMOR TÃO BONITO
DO INÍCIO DA PAIXÃO
CADÊ MINHA FELICIDADE
SAUDADE NÃO ABRE MÃO
QUEM FEZ DESSE AMOR AGASALHO
ORVALHO FOI TEMPORAL
NUM SONHO DE PRIMAVERA
GAROA FEZ UM VENDAVAL
AMARGO ESSA DOR NO MEU CANTO
SABOR TÃO RUIM,DESENCANTO
COMO DÓI DESILUSÃO...
TENDO ESSE AMOR EU TE CANTO
EM TROCA EU RECEBO ESSE PRANTO
PRÁ BANHAR MINHA SOLIDÃO....

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Em busca da felicidade

Assisti há muitos meses atrás esse filme que é baseado em uma história verídica.É um filme americano e deixa uma mensagem marcante.Mostra o que é a persistência para atingir um objetivo, como ultrapassar os obstáculos que surgem no caminho.
O protagonista é casado e tem um filho.Ele é vendedor mas o produto não é bem aceito e ele tem dificuldades na venda da grande quantidade que estocou em casa.Sua esposa trabalha e arca com a maior parte das despesas.Mesmo assim começam a ter dificuldades financeiras e ,como consequência,os atritos entre o casal passam a ser frequentes culminando na separação.Ela vai para outra cidade e deixa o filho com ele.Os dois passam a dormir em albergues.
Durante o dia leva a criança para a escola e procura desesperadamente um emprego.
Encontra uma grande firma imobiliária onde terá que permanecer por um período como estagiário,passar por uma seleção para finalmente conseguir ser admitido.
O filme mostra o esforço sobrehumano que ele faz para estudar para a seleção,o esforço para cumprir as etapas do estágio,o esforço para dar atenção ao filho.
Mesmo dormindo na rua,quando perde o horário de entrada no albergue,não se deixa abater.
Tem um papel fundamental a criança,que mesmo com a pouca idade,seis anos mais ou menos,
está sempre lhe apoiando e incentivando.
Quando finalmente passa pela seleção e consegue ser aprovado,tem a garantia que estará empregado.
Acho que foi um dos momentos mais emocionantes do filme.Ver a alegria com que corre na rua para encontrar o filho na escola e contar que venceu!!!
No período em que esteve estagiando,em momento algum se queixou aos colegas de trabalho,em momento algum desanimou,mesmo estando com fome,com sono,com frio,cansado.
Ele conseguiu um bom desenvolvimento profissional e com o tempo abriu a própria firma imobiliária.
Quando se tem um objetivo a cumprir,quando se tem o porque e para quem lutar,é possivel suportar as dificuldades que surgem,sem perder a dignidade.Sem perder a esperança de um dia chegar lá também.
É uma grande história.
Vale à pena assistir.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Poesia na música

Adoro escutar música e prestar atenção na letra.Algumas são de uma poesia que toca diretamente a alma.
Vou deixar a letra de uma cantada pelo MPB4. Vale à pena escutar
Por quem merece amor

Te perturba esse amor
Amor de juventude
Meu amor
É amor de virtude
Te perturba esse amor
Sem máscaras por trás
Meu amor
É uma arte de paz
Te perturba esse amor
Amor de humanidade
Meu amor
É amor de verdade
Te perturba esse amor
Com todos ao redor
Meu amor
É uma arte maior
Minha prenda encantada
Minha eterna morada
Meu espaço sem fim
Meu amor
Não aceita fronteiras
Como a primavera
Não escolhe jardim
Meu amor
Não é amor de mercado
Esse amor tão sangrado
Não se tem prá lucrar
Meu amor
É tudo quanto tenho
Que se eu vendo ou empenho
Para que respirar
Meu amor
Alivia e acalma
É o remédio da alma
Prá quem quer se curar
Meu amor
É humilde e singelo
E o destino mais belo
É torná-lo maior
Meu amor
O mais apaixonado
Pelos injustiçados
Pelo mais sofredor
Meu amor
Abre o peito prá morte
E se entrega prá sorte
Por um tempo melhor
Meu amor
Esse amor destemido
Age como infinito
Por quem merece amor....

PERDAS NECESSÁRIAS

Na vida ganhamos muitas coisas materiais e emocionais.Ganhamos presentes,amigos,dinheiro
experiências....em contrapartida temos que nos preparar para as perdas necessárias que a vida nos impõe.
A perda dos filhos que crescem,tornam-se independentes não precisando mais do nosso auxilio constante.
A perda da juventude que o espelho se encarrega de nos mostrar na passagem do tempo.
A perda dos pais,familiares e amigos queridos.
Nesses momentos temos que ter o equilibrio emocional bem fortalecido para não entrar em depressão,para termos a tranquilidade e o consolo das boas lembranças,dos bons momentos.
A cada perda que temos ganhamos,em contrapartida,outras situações,outros momentos,outras oportunidades.A capacidade em ter sempre em mente a esperança ,nos auxilia a abrir mão e deixar ir quando se faz necessário....

sábado, 13 de dezembro de 2008

Á voce meu amor maior

Tudo o que nos interessa e nos dá prazer é uma forma de amor.Amor pela natureza,amor pelos animais,amor pela arte em geral,pela música....mas existe um amor maior. Um sentimento direcionado a uma pessoa que surge em nosso caminho e torna-se muito especial.
Amar me tornou mais generosa,otimista.A sensação de saber que não estou mais sòzinha,que existe uma pessoa que tem o mesmo carinho que lhe dedico,dá um prazer muito grande.
Como tudo na vida, mesmo mesmo sendo um sentimento nobre,também tem o seu lado obscuro.Estou falando da parte egoista, o querer só prá si, o amor ciumento, o amor cobrado.
Particularmente,estou tendo o previlégio de amar tão intensamente que não cabe aqui a parte feia do amor.
Quero amar sem dúvidas,sem cobranças. Não estou idealizando, estou vivendo esse sentimento
portanto,sei que é possivel.
O amor na mais pura essencia...
Obrigado ,meu amor, por me ter escolhido

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ensaio sobre a cegueira

Faz alguns meses que li o livro de josésaramago:Ensaio sobre a cegueira.
Vou fazer um breve resumo da estória.
Repentinamente uma doença rara assola os habitantes de uma cidadezinha. ,ficam cegos ´.Começa com um médico que de repente percebe que não está conseguindo ver nada!!! Por alguma razão a esposa desse médico é a única que não vai ser infectada por essa doença. Conforme as pessoas que esse médico entra em contato ,vão ficando cegas tambémAos poucos o número de pessoas é tão grande que é necessário colocá-los em isolamento....
A situação piora de tal maneira que ocorre desagregação da sociedade.Falta alimentos,água ,luz,o transito não funciona mais.....
Este livro me impressionou muito porque deu para perceber claramente a transformação radical que algumas pessoas passam quando sabem que estão anonimas.
A competição acirrada por alimentos,água. A luta pela sobrevivência onde os mais fortes conseguem o que necessitam e ainda procuram armazenar.São raros os que dividem com o outro.As brigas constantes pelos melhores lugares para dormir uma vez que ocorre a superpopulação dos doentes.
A desagregação da moral,dos costumes,dos limites....
A insensatez total.....

Seguidores