domingo, 16 de janeiro de 2011

O ESTIGMA DA DOR

Todos nós em algum momento de nossa vida nos defrontamos com situações que nos causam dor.Alguns mais outros menos mas todos sentimos esse desconforto que a vida nos proporciona no caminho que percorremos.
Um dia desses estava lendo Os Salmos na tentativa de achar algum conforto para a dor emocional que lateja e oprime o coração.O engraçado que defino como dor mas não é especifico e não existe a lesão em algum órgão...o físico está preservado.Por falta de uma definição melhor,todos nós nos referimos como dor as angústias,as desesperanças,a depressão...
Como estava relatando,ao ler Os Salmos notei que a dor é antiguissima.Há milhares de séculos atrás nossos ancestrais já se referiam como dor a traição que sofreram de amigos, a dor pelo abandono, a dor pela desesperança. Não tinham os recursos de medicamentos para sufocarem o que estavam sentindo e por isso,acredito, que recorriam as orações.
Não difere tanto de nossa realidade atual onde as orações ainda são um recurso aliado a medicação.
Minha intenção não é discutir o aspecto religioso:pois cada um tem lá sua crença,ou não.
Quero enfatizar a reação que o ser humano demonstra frente as dificuldades que lhe abalam emocionalmente.
Leiam,por exemplo:
Salmo 30,10-11

" Tende piedade de mim Senhor,porque vivo atribulado
De tristeza definham meus olhos,minha alma,meu corpo
Realmente minha vida se consome em amargura
E meus anos em gemidos
Minhas forças se esgotaram na aflição
Mirraram-se os meus ossos"

Vários trechos dos Salmos demonstram a mais intensa dor que podemos passar.Sim porque são situações que não diferem tanto assim das atuais.A diferença é que atualmente nos esquecemos de relatar o que sentimos e quando o fazemos,pagamos um terapeuta. Dificilmente algum amigo vai ficar disponivel para ouvir...
É isso...

2 comentários:

  1. QUE BOM ESTARES RETORNANDO À ESCRITA DO BLOG!!!
    GOSTO DE LER ESSA AMIGA VIRTUAL. BEIJOS
    GÉLIA

    ResponderExcluir
  2. Hanna, lindo texto.Verdadeiro, infelizmente, tanto pela dor sempre presente quanto pela ausência de um ombro amigo.
    Eu também leio muito os salmos.
    Beijos, e seja muito bem vinda ao meu blog.
    Iêda

    ResponderExcluir

Seguidores